sábado, 21 de março de 2020

♥ O fogão... ♥



Imagem daqui


Panela no fogão
fogão já velhinho
velhinho mas funciona
funciona, faz comida!

Comida bem quentinha
quentinha e cheirosa
 cheirosa, bem temperada,
temperada no capricho.

Capricho faço sopão
sopão legumes e carne
 carne que no caldo amacia
amacia e espalha sabor

Sabor de casa de vó, 
vó que nem mais aqui está
está num lugar acima
acima, mas ainda "vê"  o fogão...



* Aqui vi lá Diná um exercício e em dias de confinamento, mais tempo pra testar, resolvi.  Veja, AQUI e também as regras que ela tão bem passou!

E Diná fez uma interação aqui.Vejam! Obrigadão,Diná!


Interação aos versos da Chica

Fogão mesmo velhinho
velhinho que se presta
presta a servir
servir a família

Família degusta
degusta e aprova
aprova a sopa da vó
vó que é só carinho

Carinho da Chica
Chica, tão amorosa
amorosa que cuida
cuida bem da sua prole

Prole que curte
curte e ama a vovó
vovó que faz comidinha
comidinha que agrada

Agrada e pedem bis
Bis pra hoje mais não
não posso forçar o fogão
fogão está cansadinho

Cansadinho pelo tempo
tempo que minha vó
vó que tenho saudades
saudades da comidinha

Comidinha feita com amor
amor de vó é temperado
temperado com dengo
dengo de vó é gostoso

Gostoso como que
que é todo diferente
diferente é o fogão
fogão bem velhinho.

Diná Fernandes

(((o)))o(((o)))

E chegou o Douglas


Fogão me lembra o BOTAFOGO
(Meu clube do coração!)
BOTAFOGO faz gol
Fogão faz comida.

Comida que comemos com os amigos
Em dias de jogos do BOTAFOGO
Ali todos juntos, reunidos
Temperando os pratos e as amizades.

E quando o jogo acaba
O sopão está fervendo lá no fogão
Só esperando os amigos que comemoram a vitória
Agora de outro FOGÃO.

Falar de avó é para mim falar de felicidade
A minha está em todas as partes
Pois minha vó Lourdes, é o meu anjo da guarda,
Que em vida, tão bem cozinhava, no seu fogão velhinho,
Que fazia comidas, quitutes e doces, que hoje tem sabor de saudade!

19 comentários:

  1. O aroma desta saborosa comidinha feita no fogão bem velhinho chegou aqui. Já me deliciando com teus versos tão saborosos!
    Lindo Chica
    Beijinhos e se cuide minha amiga

    ResponderExcluir
  2. Que supimpa Chica,

    Que versos tão bem temperadinhos, deu água na boca o sabor viu? Sobre o poetar ficou perfeito, vc construiu um belo ecosys, mais dois versinhos seria corrente em ecosys. Percebo que vc se afinou perfeitamente com o Estilo. Parabéns!

    bjs e se cuide amiga.

    ResponderExcluir
  3. Interação aos versos da Chica

    Fogão mesmo velhinho
    velhinho que se presta
    presta a servir
    servir a família

    Família degusta
    degusta e aprova
    aprova a sopa da vó
    vó que é só carinho

    Carinho da Chica
    Chica, tão amorosa
    amorosa que cuida
    cuida bem da sua prole

    Prole que curte
    curte e ama a vovó
    vovó que faz comidinha
    comidinha que agrada

    Agrada e pedem bis
    Bis pra hoje mais não
    não posso forçar o fogão
    fogão está cansadinho

    Cansadinho pelo tempo
    tempo que minha vó
    vó que tenho saudades
    saudades da comidinha

    Comidinha feita com amor
    amor de vó é temperado
    temperado com dengo
    dengo de vó é gostoso

    Gostoso como que
    que é todo diferente
    diferente é o fogão
    fogão bem velhinho.

    Diná Fernandes



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou tão linda que levei pro post,coloquei lá acima! Obrigadão! bjs

      Excluir
  4. Bom dia de paz e saúde, querida amiga Chica!
    Sensacional tanto a sua muito original e bem você... rs... quanto à interação da nossa querida amiga Diná também.
    Ambas sabedoras das palavras e que rimam com a alma e o coração.
    Adorei o exercício e repetirei com mais habilidade agora.
    Não conhecia a modalidade.
    Parabéns por nos ajudar a mudar o foco de tensão.
    Muito bom temos algo diferente para se confinar em coisas agradáveis e úteis.
    A tele desanimam apesar de orientar muito.
    Tenha um final de semana abençoados e com a proteção do vírus maldito!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *termos algo diferente para nos confinarmos...
      A tele desanima...
      Um final de semana abençoado...
      Desculpe-me, por gentileza.

      Excluir
  5. Uma graça, Chica, adorei seus versos e o fogão, lindo demais!

    ResponderExcluir
  6. Amiga Chica,

    Fogão me lembra o BOTAFOGO
    (Meu clube do coração!)
    BOTAFOGO faz gol
    Fogão faz comida.

    Comida que comemos com os amigos
    Em dias de jogos do BOTAFOGO
    Ali todos juntos, reunidos
    Temperando os pratos e as amizades.

    E quando o jogo acaba
    O sopão está fervendo lá no fogão
    Só esperando os amigos que comemoram a vitória
    Agora de outro FOGÃO.

    Falar de avó é para mim falar de felicidade
    A minha está em todas as partes
    Pois minha vó Lourdes, é o meu anjo da guarda,
    Que em vida, tão bem cozinhava, no seu fogão velhinho,
    Que fazia comidas, quitutes e doces, que hoje tem sabor de saudade!

    Abraços e Saúde para todos nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei! Obrigadão e emociona falar de vó!! Levei pra cima! abrs

      Excluir
    2. Querida Chica,
      Como diriam os antigos... Minha vó Lourdes era SUPIMPA!
      Valeu por “elevar” meu poeminha!
      Mais abraços!!!

      Excluir
  7. Boa tarde Chica,

    Que gostoso a gente sentir que os amigos estão desopilando, orando e poetando, com Deus no comando a gente vai se livrar dessa praga.

    Já sei pq o Douglas e dengoso, mimado demais pela vó. Ficou linda A INTERAÇÕ DELE.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo! beijos, tudo de bom!

      Excluir
    2. Diná e Chica, minhas queridas amigas,
      Minha vó era mesmo “biscoito fino” e minha mãe também era sensacional, mas, era filha da minha vó... E filho de peixe, sabe como é... 😉
      Já o BOTAFOGO, essa é uma teimosia minha e do meu pai!!! 😂😂😂
      Beijos e abraços com desejos de saúde para todos nós!!!

      Excluir
  8. Chica, adoro seus posts, sempre transmitem alegria!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Que show Chica!
    Ainda com as interações ficou muito lindo.
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  10. Perfeito! Ao ler esta linda poesia, lembrei do fogão da minha avó, ah quantos quitutes gostosos ela fazia aos domingos, quando íamos visitá-la! As interações ficam lindas, ô povo talentoso!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  11. Quanta criatividade perante um olhar bem curioso... Bj

    ResponderExcluir