domingo, 28 de agosto de 2016

♥ Dar ou não dar? ♥




Sempre vemos mãos estendidas a pedir.

Tantas vezes ajudamos!

Mas a experiência mostra que nem todos que pedem, merecem ganhar!

Torna-se um hábito simples e fácil, o esticar as mãos, o esperar ganhar!

Além do mais, querem ter os desfrutes da modernidade, para menos trabalhar...
Querem máquinas, celulares, nem grana tem para isso sustentar!

Mas não cansam de pedir.
As mínimas coisas, batem à porta e esperam ganhar.
Sabem do bom coração e sabem muito bem dele aproveitar!

Cuidado ao doar!
Cuidado mesmo!
Senão hão de nos trapacear!

Pois esticar a mão e pedir,simples é!

Depois um quase mudo "obrigado" haveremos de escutar, mas sabendo que logo,  novas mãos, pelos nossos caminhos hão de se esticar!

 Até quando bobos seremos?

Cabe a nós a coragem de não mais dar!

Ou saber a quem ajudar!!!

chica

17 comentários:

  1. Olá Chica. pois é....decisão difícil entre doar ou criar duvidas. Quem pede aproveita-se da fragilidade do momento e cria nesse ato uma porta de acessibilidade de pedir mais. Perguntas, devo no não? é merecedor?
    olhe aí as duvidas....Abraços Chica.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Chica.
    Doar tem que ser bem pensando, o mundo criou uma legião de mãos esticadas,
    que nem sempre são dignas de nossa bondade.
    Vi uma reportagem sobre Kit mendigo que se vendem no Rio de Janeiro, fiquei estarrecido com a mente apodrecida destas pessoas.
    Cuidemos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Chica,sábias palavras amiga,mas sabe? Eu nunca pensei nisso,é que é tão difícil pedi, que quando me pedem alguma coisa eu nem penso duas vezes eu dou logo,seja lá o que for. Minha sobrinha a pouco ñ quis dá um dinheiro que a moça pedia alegando que a moça poderia ir trabalhar e ñ deu,mas eu fui atrás da moça e dei,ela segurava um bebê,e disse que era pra comprar leite,me sentir bem e aliviada,se ela estiver mentindo é com ela mesma,minha recompensa vem de Deus.
    Na verdade Chica eu vim agradecer a sua doação para o tratamento da minha neta,e deixar esse link para vc vê que ela começou o tratamento.
    Muito obrigada pela força,
    Eu agradeço aqui:http://tododiaediaprodianascerfeliz.blogspot.com.br/2016/08/agradecimento-pelas-doacoes.html
    a Lindalva aqui: http://guerreiraevellyn.blogspot.com.br/p/acompanhando-o-tratamento-da-guerreira.html
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que devemos doar quando realmente se faz necessário,mas precisamos deixar a pessoa compreender que não pode viver só de doação.Temos que dar a varinha e ensinar a pescar.
    Eu ajudo em doações algumas entidades,como:Casas André Luis,Graac e outras,pois sabemos que precisam de doação financeira para se manterem.
    Linda participação Chica.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, tem gente que abusa.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Profundo escrito, para ser refletido.
    Vemos vários esticar de mãos e diversos apelos.
    Alguns pedintes são profissionais.
    Na hora, é ouvir o bom senso e o coração.
    E decidir sobre a ajuda

    bjs

    ResponderExcluir
  7. É incrível como hoje não temos mais um referencial de pessoas que devemos ajudar. Eu, particularmente, não dou dinheiro a ninguém. bjs

    ResponderExcluir
  8. É verdade, Chica, aprender a dar é preciso... Hoje há farsas nos pedintes, alguns se fazem de necessitados e enganam muita gente... Inventam histórias, vêm c receitas, etc... E, às vezes, são até assaltantes...
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  9. Oi Chica
    Que beleza de texto, hoje em dia é tão difícil fazer a caridade, salvo algumas pessoas que já conhecemos, principalmente em cidade pequena, como a minha, sabemos quem realmente é necessitado ou quem está a nos explorar com mentiras de compras de remédios, leite para os filhos e por aí vai.
    Eu tenho algumas freguesas, eu as chamo assim, que aparecem sempre na minha porta, mas estas realmente são carentes e ajudo com muito gosto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Vi um comentário seu num blog e resolvi vir espreitar.
    Dar? Às vezes não sabemos para quê... mas acredito que quem pede deve precisar. Se não precisa e pede... é difícil de adivinhar, mas normalmente os olhos falam!
    Eu dou! Gosto de dar e não precisam de estender a mão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Chica, eu tenho muito dó de quem pede(tenho meus motivos), esticou a mão eu dou, jovens desgraçados que não sabem nem onde estão. Vou lhe contar o que aconteceu comigo lá em Santo André.
    Morava num lugar muito bom. Uma avenida muito perigosa.
    Num domingo tocaram a campainha, era a mãe e 5 filhos morrendo de fome. Ela me mediu comida, estavam com muita fome.
    Tinha uma garagem para dois carros.(Meu marido estava com o dele) Eu sempre exagerada sempre fiz muita comida estendi no chão da garagem uma toalha, pratos, talheres, uma coca cola copos de vidros e travessa cheia de tudo que fiz e disse: podem comer se quiserem mais era só pedir. Não demorou 1 minuto tocou a campainha: tinham comido tudo e não vi ninguém. Disse: Deus o que é isso?
    Na minha casa nunca me faltou nada, graças a Deus.
    No outro dia meu marido passou a chefe da Mercedes Benz.
    Quanto mais a gente da mais a gente tem.
    Desculpa...
    Beijos
    Minicontista2

    ResponderExcluir
  12. Chica afinal não é só em Portugal que muita gente se habituou a pedir e não quer fazer mais nada e como referes e bem, não lhes falta nada, nem o telemóvel topo de gama. Não é fácil decidir mas eu pessoalmente só dou a quem conheço e sei que precisa. Há por aí muita gente que não sabe fazer mais nada e não são aleijados. Trabalho há não agrada é a todos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Tão pertinente o tema desta sua poesia querida Chica...difícil mesmo saber a quem e como doar...penso que muitas vezes pagam uns pelos outros nas nossa dúvida...Beijinhos querida amiga e obrigada pela sábia partilha.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  14. Oi Chica! Infelizmente isso acontece muito e para cada generoso sempre tem um aproveitador. E é exatamente como você disse, se acostumam e quando não são satisfeitos em seus desejos, o generoso será o malvado, não importa o quanto já tenha feito.Tem gente que não ama,usa as pessoas.
    Um lindo domingo e semana, amiga, beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe me ensinou que quem pede, normalmente não precisa. Ela, no seu tempo ia atrás da pobreza e ia ajudar quem vivia em bairros de lata. As pessoas pobres mesmo têm vergonha e não pedem. As que pedem não são pobres nem necessitadas.

    ResponderExcluir